Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Componente Curricular
Início do conteúdo da página

Estagio Supervisionado Obrigatório - ESO

Última Atualização: Domingo, 20 Outubro 2024 19:47 | Acessos: 2469

Componente Curricular 

 

Componente Curricular: ESO I – Estágio em Educação Especial

Período: 5º semestre

Carga Horária: 100h

Descrição: A propostas de formação continuada nas escolas na perspectiva da educação inclusiva. Os saberes necessários a atuação docente com alunos surdos e com deficiência auditiva. A formação de professores na educação inclusiva. A LIBRAS na formação do professor. Formação de professores para uma educação bilingue do aluno surdo.O estágio como atividade de pesquisa sobre o ensino de LIBRAS nas escolas. Análise e reflexão das organizações educativas. Atividades orientadas e supervisionadas no contexto escolar visando a aproximação do aluno com a dinâmica educacional: a composição das turmas com alunos surdos; os recursos escolares para atuação com alunos surdos. Observação da organização do trabalho pedagógico: A estrutura organizacional do espaço escolar. Reflexões sobre projetos educacionais para alunos surdos.

Bibliografia Básica:

JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C; VICTOR, S. L. (Orgs). Inclusão: Práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática. São Paulo: Cortez, 2001.

VEIGA, H. P. A. (Org) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Pairus, 2002.

Bibliografia Complementar:

ALVES, N. G; OLIVEIRA, I. B. (Orgs.) Pesquisa do/no cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SKLIAR, C. (Org.) Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 3. ed. PortoAlegre: Mediação, 2009.

MORAIS, R. de. Sala de aula: que espaço é esse? Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, M. P. dos; PAULINO, M. M. (Orgs) Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2003.

 

Componente Curricular: ESO II – Estágio em Língua Brasileira de Sinais como L1

Período: 6º semestre

Carga Horária: 100h

Descrição: A postura do professor como mediador dos processos de ensino da Língua de Sinais como L1 e da Língua Portuguesa como L2. Os aspectos pedagógicos e sociais do trabalho docente. Um olhar sobre o currículo e a flexibilidade curricular na perspectiva da inclusão escolar de alunos surdos. As metodologias de ensino e os recursos didáticos voltados para o ensino de LIBRAS na educação básica. A avaliação educacional de alunos surdos. O Bilinguismo como proposta pedagógica para a educação dos surdos. Observação dos aspectos políticos e didático-metodológicos em torno do ensino da LIBRAS, em diferentes instâncias educativas. Atividade prática de desenvolvimento de planos de aula e aplicação de atividades pedagógicas, em contextos de ensino e aprendizagem de LIBRAS. Metodologias aplicadas ao ensino de L1. Análise crítica de materiais didáticos, destinados a esse segmento de ensino (com ênfase nos materiais escolhidos pelo PNLD). Criação de materiais em suporte impresso e digitais e planejamento de unidades didáticas completas.

Bibliografia Básica:

JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R; BARRETO, M. A. S. C; VICTOR, S. L. (Orgs.) Inclusão: Práticas Pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

QUADROS, R. M. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão. Revista Ponto de Vista, Santa Catarina, n. 5, p. 81-111, 2003.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Bibliografia Complementar:

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998. Disponível em: <http://www.conteudoescola.com.br/pcn-esp.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2016.

THOMA, A. S.; KLEIN, M. (Orgs.) Currículo & avaliação: a diferença surda na escola. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

SCARPATO, M. (Org.) Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

 

Componente Curricular: ESO III - Estágio em Língua Brasileira de Sinais como L2

Período: 7º semestre

Carga Horária: 100h

Descrição: A postura do professor como mediador dos processos de ensino da Língua de Sinais como L1 e da Língua Portuguesa como L2. Os aspectos pedagógicos e sociais do trabalho docente. Um olhar sobre o currículo e a flexibilidade curricular na perspectiva da inclusão escolar de alunos surdos. As metodologias de ensino e os recursos didáticos voltados para o ensino de LIBRAS na educação básica. A avaliação educacional de alunos surdos. O Bilinguismo como proposta pedagógica para a educação dos surdos. Observação dos aspectos políticos e didático-metodológicos em torno do ensino da LIBRAS, em diferentes instâncias educativas. Atividade prática de desenvolvimento de planos de aula e aplicação de atividades pedagógicas, em contextos de ensino e aprendizagem de LIBRAS. Metodologias aplicadas ao ensino de L2. Análise crítica de materiais didáticos destinados para esse segmento de ensino (com ênfase nos materiais escolhidos pelo PNLD). Criação de materiais em suporte impresso e digitais e planejamento de unidades didáticas completas.

Bibliografia Básica:

VEIRA-MACHADO, L. M. C. Formação de professores de surdos: dispositivos para garantir práticas discursivas. Cadernos de Educação. Pelotas, v. 36, p. 45-68, maio/ago, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1600/1483. Acesso em: 13 fev. 2013.

SKLIAR, C. (Org.) Atualidades da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CERNY, R. Z.; QUADROS, R. M. Formação de professores de letras-libras: construindo o currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, junho 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3230/2148>. Acesso em: 07 out. 2012.

Bibliografia Complementar:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial.  Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. 2. ed. rev. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. (Org.) Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p.15-34

KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, A. C. B. et al. (Orgs.) Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

SILVA, M. de F. da; SANTOS, M. E. P. A Formação do professor para o desafio da educação bilíngue dos surdos. In: 1º Simpósio Nacional de Educação e XX Semana da Pedagogia, 2008, Cascavel/PR. Anais... Cascavel/PR, 2008. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2030.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013.

VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Orgs.) Formação de professores: políticas e debates. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

 

Componente Curricular: ESO IV – Estágio em Literatura Surda

Período: 8º semestre

Carga Horária: 100h

Descrição: Surdez e questões multiculturais na escola. A escola como instituição aberta a diversidade. A surdez como particularidade cultural.  Diversidade e diferença na escola de ensino básico. As questões culturais, políticas e sociais que envolvem a inclusão escolar de alunos surdos. A relação educação, poder político e social na construção de uma comunidade que respeite as identidades e as diferenças da comunidade surda. Percepção da língua e da literatura como prática social e como forma mais elaborada das manifestações culturais. Produção de literatura na escrita da língua de sinais.Diferentes tipos de produção literária em sinais: estórias visualizadas, o conto, as piadas, as poesias. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de estórias para crianças surdas. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda.

Bibliografia Básica:

ABRAMOWICZ, A.; SILVÉRIO, V. R (Orgs.) Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas, SP: Papirus, 2005.

LIMA, P. A.; VIEIRA, T. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.

SKLIAR, C. (Org.) Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Bibliografia Complementar:

ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J. da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, São Carlos, n. 2. p. 85-97, jul/dez, 2011. Disponível em: <http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/38/20>. Aceso em: 13 mar. 2016

FERNANDES, E. (Org.) Surdez e bilinguismo. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

KARNOPP, Lodenir; QUADROS, Ronice Muller de. Educação infantil para surdos. In: KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1998. MANTOAN, M. T. E. (Org.) O desafio das diferanças nas escolas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011;

SKLIAR, C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

ZUCHETI, D. T; KLEIN, M.; SABAT, R. Marcas das diferenças nas políticas de Inclusão Social. Educação e Realidade. v. 32, n. 1. p. 75-90, jan/jun, 2007 Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6661/3977>. Acesso em: 08 ago. 2012.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.