Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Curso
Letras Libra

Sobre o Curso

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 19h44 | Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 13h55 | Acessos: 556

O Curso de Licenciatura em Letras LIBRAS surge como uma iniciativa do Programa Viver sem Limites do governo federal, conforme decreto nº 7.612/2011. A intenção é ampliar a oferta desse tipo de licenciatura, de forma presencial, a partir de investimentos em infraestrutura e pessoal nas universidades federais, como mecanismo para garantir a inclusão social da pessoa surda, de acordo com o decreto nº 5.626/2005.

O Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFRA destina-se à formação de profissionais da área educacional capazes de articular conhecimentos teóricos e práticos, com uma postura reflexiva, e oferecer subsídios metodológicos e pedagógicos para atuarem no ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua, nos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio e em diferentes segmentos culturais, além de garantir o exercício da democracia e da cidadania. Nesse sentido, este curso pretende formar profissionais competentes, críticos, comprometidos e aptos a utilizarem e a ensinarem as várias manifestações da linguagem, em consonância com as exigências do mercado de trabalho.

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO E QUANTITATIVO DE VAGAS

• Nome do curso: Licenciatura em Letras/LIBRAS.
  • Habilitação: Licenciatura em Letras/LIBRAS.
  • Modalidade: Presencial.
  • Nível: Graduação.
  • Regime de Matrícula: Semestral.
  • Regime do Curso: Seriado.
  • Nº de vagas: 30.
  • Alunos por turma: 30 alunos.
  • Turno de funcionamento: Vespertino
  • Carga Horária Total do Curso: 3.388h
  • Tempo mínimo para integralização: 08 semestres, conforme Resolução nº 2/2007-CNE/CP e tempo máximo, de acordo com a integralização do curso, expresso em anos, regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação e pelos regulamentos interno da UFRA.